sábado, 29 de junho de 2013

INSS comemora 23 anos com 1.500 agências em todo o Brasil


O INSS completou 23 anos nesta quinta-feira (27/06), véspera de inaugurar sua unidade de atendimento número 1.500. Esse número será alcançado na sexta-feira (28), quando forem inauguradas as Agências da Previdência Social de Morada Nova e Limoeiro do Norte, ambas no Ceará. Hoje, das 1.498 unidades de atendimento, 1.399 são agências fixas, 85 são exclusivas para o atendimento de demandas judiciais, sete tratam apenas de acordos internacionais, duas são de teleatendimento (Central 135) e cinco são agências móveis flutuantes, os PrevBarcos. A comemoração do aniversário ocorreu no auditório do INSS, em Brasília.
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, comentou que o INSS tem muitos motivos para comemorar seu aniversário. Um deles seria o resultado alcançado pelo Instituto na avaliação dos primeiros meses de 2013. A cada trimestre, são realizadas reuniões para checar o desempenho, analisar índices, debater problemas e definir estratégias que permitam melhorar a cada dia o atendimento oferecido ao cidadão brasileiro. Esses encontros têm como base o Plano de Ação 2013, documento que definiu metas e objetivos a serem perseguidos neste ano.
Em março passado, de cada 100 segurados que buscaram o INSS – por meio da Central 135 ou da página do Ministério da Previdência na Internet (http://www.mps.gov.br/) – para marcar atendimento, 39 foram agendados para o máximo de 15 dias e 44 para uma data entre 15 e 30 dias. O número dos que foram agendados para prazo acima de 30 dias foi de 16. Nas agências do INSS espalhadas por todo o Brasil, de cada 100 segurados atendidos naquele mês, 56 tiveram o seu problema resolvido na primeira visita.
“Esse resultado se deve, sobretudo, aos servidores. Gostaria que essa solenidade estivesse sendo transmitida por videoconferência para todas as agências para que eu pudesse dizer a cada funcionário que o INSS está melhorando e avançando graças ao seu trabalho”, afirmou o ministro Garibaldi Alves Filho.
A solenidade de aniversário do INSS foi aberta por um culto ecumênico, com as presenças de um diácono da Igreja Católica, um bispo da Igreja Evangélica, um babalorixá da Igreja Afro-Brasileira, uma representante da doutrina espírita e um bispo da Igreja Anglicana. O presidente do Instituto, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, recomendou aos integrantes da diretoria, da administração central e superintendências do INSS que “não basta ouvir os servidores, é necessário querer entender o que eles estão dizendo”. Ele também observou que as rotinas de trabalho devem ser questionadas e avaliadas constantemente. “Só assim poderemos inovar e melhorar”.

*TN Online.

0 comentários: